Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prémio para jovens investigadores da ressonância magnética

Relacionados

Tiago Brandão Rodrigues, doutorado pela Universidade de Coimbra, e Konstantin Luzyanin, pelo Instituto Superior Técnico, venceram

O Prémio António Xavier de 2008 foi atribuído a dois investigadores recém-doutorados por teses relacionadas com a utilização da ressonância magnética nuclear apresentadas no ano passado em universidades portuguesas, disse esta sexta-feira fonte da organização à Lusa.

Tiago Brandão Rodrigues, doutorado pela Universidade de Coimbra, e Konstantin Luzyanin, pelo Instituto Superior Técnico, foram os dois investigadores distinguidos com o prémio, este ano na sua segunda edição, instituído pelo Grupo Bruker.

PUB

A tese do primeiro abordou o estudo do metabolismo cerebral e a do segundo a caracterização de novos compostos de síntese, segundo fonte do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), cujo fundador, António Xavier, dá o nome a este prémio.

Os dois vencedores receberão 5.000 euros repartidos igualmente pelos dois, estando a cerimónia de entrega marcada para 12 de Julho no ITQB, que pertence à Universidade Nova de Lisboa.

António Xavier, pioneiro na utilização de iões paramagnéticos para determinar a estrutura das moléculas biológicas por ressonância magnética nuclear, foi o presidente da comissão instaladora do ITQB até 1998 e responsável pelo Laboratório de Estrutura e Função das Metaloproteínas daquele instituto até á sua morte em 2006.

PUB

Relacionados

Últimas