Já fez LIKE no TVI Notícias?

NATO prepara respostas a ataques cibernéticos

Esta semana, os estados membros da Aliança e a Áustria estão a realizar o terceiro exercício na área

Os estados membros da NATO e a Áustria participam esta semana no terceiro exercício da organização realizado para preparar respostas a ameaças cibernéticas. Trata-se do «Cyber Coalition 2010», terceiro exercício do género desde 2008, simula ataques cibernéticos múltiplos e paralelos contra membros da Aliança, procurando testar a capacidade de resposta e o processo de decisão estratégica.

O exercício segue-se a treinos conjuntos pan-europeus organizados no início deste mês por vários estados membros da UE, com o apoio da European Network Security Agency (ENISA) e do Joint Research Centre (JRC).

PUB

De acordo com responsáveis do exercício, citados pela Lusa, trata-se de analisar as capacidades numa altura em que, na cimeira da NATO em Lisboa, se analisa formatos para combater ameaças cibernéticas, um dos pontos a incluir no novo conceito estratégico.

O tema figura entre as prioridades estratégicas da NATO desde a cimeira de Praga, em 2002. Na mente de todos continuam os ataques cibernéticos à Estónia em 2007 e a descoberta da worm Stuxnet este ano.

Um dos objetivos é avançar com um centro de investigação de defesa cibernética, em Tallin, e criar uma equipa de reacção rápida para ajudar qualquer membro da Aliança que seja alvo de um ataque cibernético.

Em 2009, vários membros da NATO assinaram um memorando de entendimento para a partilha de dados e para procedimentos a adoptar em casos de ataques cibernéticos. O objectivo é que esse acordo, para já assinado por sete membros da Aliança, seja alargado aos restantes até 2013.

PUB

Últimas