Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sistema solar: Rosetta encontra Steins

Sonda que passou pelo asteróide está a percorrer a órbita do cometa Churiumov-Gerasimenko

A Agência Espacial Europeia (ESA) poderá ter mais informações sobre a formação do Sistema solar depois da sonda Rosetta ter passado pelo asteróide Steins na sua rota em direcção ao cometa Churiumov-Gerasimenko, de acordo com o 20.minutos.

A Rosetta passou a uma distância mínima de 800 quilómetros do asteróide na sua viagem rumo ao cometa Churiumov-Gerasimenko. As primeiras imagens que a sonda europeia enviou mostram que o asteróide Steins é de cor cinzenta e tem cadeias de sete crateras seguidas.

PUB

No centro de controlo das operações da ESA em Darmstad (Alemanha), o director do departamento de Ciência e Exploração Robótica , David Soulthwood, explicou que «é um grande passo para chegar à superfície do cometa» e destacou as exigências técnicas da missão de 360 milhões de quilómetros.

A ESA lançou, a 2 de Maio de 2004, a sonda Rosetta desde Kurú (Guiana Francesa) para seguir, pela primeira vez na história, um cometa na sua órbita.

A Rosetta aproveita o impulso gravitacional dos planetas Terra e Marte na sua grande viagem por todo o sistema solar em busca da órbita do cometa Churiumov-Gerasimenko.

PUB

Últimas