Já fez LIKE no TVI Notícias?

Conheça os novos programas da Microsoft para o «Magalhães» (vídeo)

Relacionados

«Suite» de aprendizagem integra várias aplicações que já existem na maioria dos computadores, mas que surgem personalizadas com a designação «Magalhães»

Chama-se «suite de aprendizagem Magalhães» e promete oferecer uma série de programas especializados para os computadores que vão ser distribuídos nas escolas do 1º ciclo. A apresentação desta inovação foi feita com pompa e circunstância, no Centro de Congressos de Lisboa, com a presença do presidente da Microsoft, Steve Ballmer.

VEJA AQUI O VÍDEO

PUB

«Proporcionar aos estudantes o acesso a oportunidades tecnológicas e educacionais que lhes possibilitem prosperar na economia do conhecimento é crítico para o sucesso futuro de todas as comunidades», referiu Ballmer, falando em investimento na formação de alunos, pais e professores e outras actividades de promoção para a melhor utilização do computador, com especial destaque para a segurança na internet.

Microsoft elogia «Magalhães»: «Um exemplo para o mundo»

Steve Ballmer deu espectáculo à americana em Lisboa

Todos os «Magalhães» que forem distribuídos a partir de agora terão, para além do sistema operativo Windows XP Home, o Office 2007 e um conjunto de produtos adicionais nas áreas da aprendizagem e desenvolvimento de competências, segurança e anti-vírus, comunicação e colaboração.

PUB

Entre eles destacam-se o Windows Live@Edu, que inclui as aplicações Mail, Spaces, Skydrive, Messenger, Mesh e Workspaces. Na área da aprendizagem e desenvolvimento de competências surgem os seguintes programas: Movie Maker, Learning Essentials for Students, Media Player, Photo Story, Popfly, Curriculum Literacia Digital, Encarta on Line, Virtual Earth, PhotoSynth, Paint, Worldwide Telescop, Matemática (dependente do nível de escolaridade) e software para aprendizagem da Língua Inglesa da Mingoville. Na área da segurança e anti-vírus surge o Security Curriculum, o Defender e o Family Safety.

São aplicações que já existem noutros computadores, mas que sofreram uma personalização gráfica para a introdução dos logótipos do «Magalhães».

Entregar computadores ainda este ano lectivo

As parcerias para o desenvolvimento do «Magalhães» têm sido feitas a conta-gotas e a verdade é que não são muitas as crianças a poderem usufruir da iniciativa. Depois de distribuídos os primeiros três mil computadores, falta distribuir os restantes 497 mil.

«Hoje, a fábrica da JP Sá Couto já está a produzir cerca de quatro mil computadores ao dia, nos próximos meses duplicará a produção e no início de 2009 atingirá uma produção de doze mil por dia», frisou o secretário de Estado das Comunicações, Paulo Campos, assegurando que «durante o ano lectivo de 2008/09 os computadores serão entregues a todos os encarregados de educação e crianças».

PUB

Relacionados

Últimas