Já fez LIKE no TVI Notícias?

Covid-19: YouTube apaga 14 vídeos com falsos tratamentos médicos

A Catalunha alertou para a existência de vídeos com alegados tratamentos para o novo coronavírus sem qualquer fundamento científico

O YouTube está a ser utilizado como meio de difusão de instruções de falsos tratamentos médicos para curar a Covid-19. Uma denúncia que foi feita pelo Conselho Audiovisual da Catalunha esta quinta-feira.

Em comunicado, o organismo catalão pediu que fossem retirados 16 vídeos de “supostos investigadores que alegavam ter um remédio para a doença (Covid-19) e a que atribuíam a falta de reconhecimento pelas autoridades de saúde aos interesses da indústria farmacêutica, já que o remédio seria mais barato".

PUB

Os alegados remédios incluíam soluções de cloreto de sódio ou de dióxido de cloro, por exemplo.

Esses 16 vídeos foram assistidos mais de 343 mi vezes. O YouTube apagou apenas 14.

Roger Loppacher, presidente do Conselho Audiovisual da Catalunha, ficou satisfeito com a decisão do YouTube uma vez que os conteúdos dos vídeos eram “claramente prejudiciais” para a saúde pública e admitiu que Espanha vai continuar a monitorizar conteúdo falso que esteja a ser disponibilizado na internet.

O número de vítimas por covid-19 em Espanha continua a aumentar de forma galopante, já há quase cinco mil mortos em 64 mil casos confirmados.

PUB

Últimas