Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dores de cabeça atacam astronautas no espaço

Pesquisa foi feita pelo departamento de neurologia da Universidade de Leiden

Uma nova pesquisa holandesa revelou que mais de 60 por cento dos astronautas sofrem de dores de cabeça, enquanto estão no espaço.

Durante a pesquisa foram entrevistados 17 astronautas experientes, que permitiram aos especialistas do departamento de neurologia da Universidade de Leiden descobrir que as dores de cabeça desapareciam quando voltavam à Terra.

PUB

Os astronautas relatam as dores como «incapacitantes» e que provocavam a sensação que «a cabeça ia explodir». Apesar do que anteriormente era dito, as dores de cabeça podem aparecer dissociadas do enjoo atribuído às viagens espaciais.

Segundo o estudo citado pela BBC Brasil, mais de 75 por cento dos 21 casos de dor de cabeça relatados por 12 dos astronautas entrevistados não se encontram relacionados com os sintomas de enjoo, náuseas, vómitos ou vertigens. Em nove dos casos as dores de cabeça começaram durante o lançamento das naves, outros nove durante a estadia na Estação Espacial, um durante as actividades fora da Estação e dois na aterragem.

O principal motivo para as dores de cabeça é a micro gravidade. O fenómeno provoca a queda dos níveis de oxigénio no sangue e uma mudança na irrigação do cérebro, facto que pode aumentar a pressão intracraniana, dois factores dos quais pode resultar a dor.

«Dor de cabeça espacial»

«Apesar deste tipo de problema não ser considerado muito grave, o nosso estudo demonstra que as dores incapacitantes ocorrem frequentemente em astronautas que não sofrem desse problema enquanto estão na Terra», afirmou Alla Vein, um dos cientistas responsável pela pesquisa.

Segundo o especialista, «estudos anteriores demonstraram que os astronautas podem mostrar-se relutantes em revelar todos os problemas físicos que sofrem quando estão no espaço». Devido a esse facto os especialistas acreditam que «a incidência real pode ser ainda maior do que a que foi descoberta».

Após a conclusão do estudo, publicado na revista especializada Cephalalgia, os cientistas sugeriram que a «dor de cabeça espacial» fosse classificada como doença ocupacional dos astronautas.

PUB

Últimas