Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais amigos no Facebook, mais stress

Relacionados

Conclusão é de um estudo realizado na Universidade Napier, em Edimburgo

Quanto mais amigos se tem no Facebook, mais stressado se anda. A conclusão é de um estudo realizado na Universidade Napier, em Edimburgo, na Escócia.

Mais de um em 10 inquiridos considera que esta rede social os faz sentir ansiosos e mais de três em 10 admite mesmo que se sentem culpados por rejeitar pedidos de amizade.

PUB

Os investigadores descobriram ainda que 12% dos inquiridos já não gostam de receber novos pedidos de amizade, enquanto quase dois terços (63%) admitem que costumam adiar a resposta aos pedidos de amizade.

A responsável por este trabalho, Kathy Charles, disse à BBC que «os resultados levantam uma série de paradoxos».

«Por exemplo, apesar de haver uma grande pressão para se estar no Facebook também há uma ambivalência considerável entre os utilizadores sobre os seus benefícios».

«E descobrimos que quem tem mais contactos, que passa mais tempo no site, é quem costumam andar mais stressado».

«Limbo neurótico»

A investigadora explica este fenómeno com a necessidade sentida por estes utilizadores de manterem os amigos informados, em permanência, sobre as suas actividades.

«Sentem-se pequenas celebridades, e quanto maior é a sua audiência maior será a pressão para comunicar», explica a investigadora.

«Tal como num jogo, o Facebook mantém os utilizadores num limbo neurótico, sem saberem quando devem desligar, receando sempre perder alguma informação importante», acrescenta.

No estudo participaram cerca de 200 estudantes que utilizam esta rede social, que tem actualmente mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Foram utilizados focus group, inquéritos online a 175 pessoas e entrevistas individuais.

PUB

Relacionados

Últimas