Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão lança sonda com destino a Vénus

Missão foi preparada desde 2001

O foguetão japonês H-2A descolou esta sexta-feira de uma base nipónica com a missão de enviar uma sonda para Vénus e colocar vários aparelhos no espaço, conforme emissão em directo da agência japonesa de exploração espacial (Jaxa).

De acordo com a agência Lusa, o lançamento esteve previsto para terça feira, mas foi adiado por motivos meteorológicos, tendo sido feito às 21:58 TMG (22:58, na hora de Lisboa) no centro espacial de Tanegashima, no sul do arquipélago.

PUB

O foguetão transporta a primeira sonda nipónica para observar Vénus - Venus Climate Orbiter PLANET-C-, designada Akatsuki, que significa alvorada em japonês.

A missão Akatsuki, preparada desde 2001, completará as observações de Venus Express, o satélite europeu enviado no final de 2005 pela Agência Espacial Europeia, chegado ao destino na primavera de 2006.

A sonda japonesa deverá chegar a Vénus, onde a temperatura ronda os 460 graus, em dezembro.

Os cientistas esperam que a recolha de imagens e dados de Vénus, descrita como a irmã-gémea da Terra, pela sua massa e dimensão, os ajude a compreender melhor a formação do ambiente terrestre.

Este é o 11.º lançamento depois do reinício das missões do H-2A, em Fevereiro de 2005, superada uma longa interrupção devido a um acidente com um outro lançamento, em Novembro de 2003.

O lançamento mais recente ocorreu em Novembro de 2009, para posicionar um satélite espião, destinado designadamente a vigiar a Coreia do Norte.

PUB

Últimas