Já fez LIKE no TVI Notícias?

Colisão entre satélites põe em perigo outras naves

Norte-americanos negaram qualquer responsabilidade no acidente, que ainda está por explicar

A colisão entre dois satélites acelerou a rota dos detritos espaciais e pode ameaçar outras naves espaciais sem tripulação, afirmaram quinta-feira as autoridades russas, citadas pela Lusa.

A colisão, que ocorreu terça-feira a cerca de 800 quilómetros da Sibéria, envolveu um satélite comercial Iridium, que foi lançado em 1997, e um satélite russo lançado em 1993, que não estaria operacional, ambos com cerca de 40 quilos.

PUB

Os norte-americanos negaram qualquer responsabilidade na colisão e os «detritos já estão em órbita, a uma distância de 500 a 1.300 quilómetros da Terra», disse Alexander Yakushin, chefe da Base Militar das Forças Espaciais russas.

Igor Lisov, um especialista especial, afirmou não compreender como é que os EUA não conseguiram prevenir a colisão, uma vez que o Iridium estava «activo e a sua rota podia ter sido ajustada».

Este foi o primeiro embate de dois aparelhos intactos no espaço, embora já se tenham registado outros casos de colisão no espaço, mas apenas de pequenas partes de satélites.

PUB

Últimas