Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cidade alemã não quer aparecer no «Street View»

Relacionados

Habitantes receiam estar a «abrir a casa aos criminosos»

Depois da polémica acerca de eventuais problemas de segurança que o programa Street View do Google possa causar, a cidade de Molfsee, no noroeste da Alemanha, e outras da mesma região, querem impedir que a empresa fotografe as ruas e casas dos cinco mil habitantes e as disponibilize online.

Segundo o jornal Spiegel Online, representantes dos municípios acreditam que as imagens podem revelar «demasiado», colocando em risco a segurança ao dar informações a criminosos.

PUB

«Não vamos deixar isso acontecer», disse Reinhold Harwart, um dos líderes do conselho municipal de Molfsee. «Pode ver-se tudo nessas fotos. Seria abrir nossas casas e lares aos criminosos», conta.

Cidadãos de outras cidades crêem que o programa pode ser usado desde sequestradores a maridos que querem esconder da esposa que fumam.

«Não dá para ver mais do que uma pessoa a andar na rua», esclareceu Kay Oberbeck, porta-voz da empresa na Europa central e norte, ao diário alemão Die Tageszeitung, acrescentando que o programa desfocada automaticamente o rosto das pessoas e matriculas de carros que apareçam nas fotografias.

Mesmo assim, os habitantes de Molfsee querem obrigar o Google a pedir autorização antes de fazer as imagens. «E quando eles nos perguntarem se podem, diremos não», disse Harwart em entrevista.

PUB

Relacionados

Últimas