Já fez LIKE no TVI Notícias?

O site que poupa energia

Dois estudantes espanhóis registam patente do novo motor de busca ecológico

Dois estudantes de Huelva criaram, no início de Março, o Naturgle, um novo motor de busca ecológico que oferece uma poupança de energia até 21 por cento relativamente ao Google e com os mesmos resultados, escreve o jornal espanhol 20 Minutos.

Álvaro Cordero, estudante de Administração e Direcção de Empresas, e Manolo Vázquez, estudante de Química, puseram em prática o que leram num estudo da Universidade de Boston que explicava que nos monitores CRT uma página com fundo preto pouparia 21 por cento em relação ao que consome um fundo branco, cerca de 74 watts para 59. No caso dos monitores LCD e TFT a poupança é de 14 por cento.

PUB

«Costumamos ler as últimas tendências em sites americanos e de universidades. Das descobertas que vimos, a que nos chamou mais a atenção foi a de um fundo negro que poderia poupar energia. Sendo o Google a página mais visitada, pensámos que facilmente se poderia poupar», explica Álvaro. Para além disso, refere ainda outro estudo, segundo o qual o fundo preto é menos prejudicial para a vista do que o branco, que «desgasta mais a vista, é como olhar para uma lâmpada, enquanto no preto o contraste é melhor para a vista».

Seguindo as ideias de Steve Ballmer, pretendem que «a poupança energética e a ecologia sejam cada vez mais incluídos na informática, que todos temos em casa», por isso, dizem que «se isto crescer muito o Google vai fazer uma versão em preto». «A maioria das pessoas está interessada e vê-se que o usam como página inicial. Quando o uso for massivo é quando a poupança será realmente importante», afirmam.

Uma vez realizada a inversão no Naturgle, dedicaram-se a divulgá-lo para cumprir com o seu objectivo. Começaram por familiares e amigos até entrarem nos fóruns, nas redes sociais e noutros meios. Das 300 entradas iniciais passaram a 600 e depois a 3000. Agora têm uma média entre 7000 e 7500 utilizadores diários e «o crescimento é exponencial».

PUB

Últimas