Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas denuncia falhas em vendas on-line

Relacionados

Relatório da Comissão Europeia denuncia irregularidades em 137 sites, 11 em Portugal

Uma investigação comunitária a 386 sítios na Internet de venda de bilhetes de avião identificou 137 com práticas irregulares, 11 dos quais em Portugal, tendo metade das situações sido entretanto resolvidas, foi esta quinta-feira revelado em Bruxelas, escreve a lusa.

A Comissão Europeia divulgou um relatório preliminar que mostra o resultado de sete meses de uma investigação desencadeada pela Comissão Europeia, que envolveu 12 estados-membros e a Noruega.

PUB

Em Portugal, a investigação foi feita pela Direcção-geral do Consumidor, tendo decorrido entre 25 e 26 de Setembro último, e analisou 16 sites de vendas de bilhetes e viagens de avião.

11 sites em Portugal com irregularidades

Em 11 destes sites foram detectadas irregularidades e foram tomadas medidas coercivas contra oito, tendo a informação sobre o preço dos bilhetes sido a principal irregularidade identificada, seguida da disponibilidade da oferta.

A nível global, o relatório indica que foi necessário tomar medidas de coerção por infracção do direito do consumidor relativamente a um em cada três sites.

«É inaceitável que um em cada três consumidores que reservam um bilhete de avião em linha seja prejudicado, enganado e confundido», disse a comissária europeia para a Defesa do Consumidor, Meglena Kuneva.

As investigações continuarão a decorrer, estando prevista a sua conclusão em Maio do próximo ano.

Kuneva deixou um recado claro aos infractores: «Tomem medidas agora, ou tomá-las-emos nós».

O responsável acrescentou ainda que a Comissão Europeia quer ver «provas credíveis de melhorias na regularização destas práticas de venda e de marketing no sector do transporte aéreo até 1 de Maio do próximo ano», caso contrário será obrigada a intervir.

A Comissão acompanhará os progressos no sector das companhias aéreas ao longo do próximo ano e examinará então a necessidade de tomar novas medidas.

PUB

Relacionados

Últimas