Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crescimento reduzido da penetração da banda larga

Relacionados

Portugal apresenta números conservadores, segundo estudo internacional

A taxa de penetração da banda larga em Portugal aumentou em 2007 quase dois pontos percentuais, para 16,1 por cento, mas o seu crescimento foi «um dos mais baixos» dos 27, segundo um relatório publicado esta quarta-feira, em Bruxelas, citado pela agência Lusa.

O Relatório de Progresso sobre o mercado único das telecomunicações divulgado pela Comissão Europeia indica um aumento na penetração da banda larga em Portugal de 13,9 por cento para 16,1 em 2007, uma percentagem que, no entanto, continua abaixo da média comunitária de 20%.

PUB

Bruxelas considera que esta forma de transmissão de dados que permite, nomeadamente, o acesso à Internet, «ainda não levantou voo» em Portugal, que tem «uma das taxas de crescimento mais baixas da União Europeia» (UE).

Portugal é, por outro lado, o Estado-membro que tem uma percentagem mais elevada de consumidores a utilizar um maior número de linhas de acesso directo oferecidas por novos operadores nas comunicações vocais fixas.

Em Julho de 2007, 23% dos assinantes não utilizavam o operador histórico de comunicações fixas, o que constitui um «aumento significativo» quando comparado com os 15% do ano anterior e com a média comunitária de 13,6%.

O documento assinala que a cobertura da infraestrutura de cabos em zonas rurais de Portugal é a mais elevada da União Europeia o que «deverá melhorar a concorrência no mercado das linhas fixas de banda larga».

«Os consumidores portugueses ainda não tiraram partido dos seus direitos à portabilidade dos números, sendo o mercado caracterizado por uma grande fidelidade dos clientes», é outra das conclusões a que o relatório chega.

PUB

Demora na mudança

Uma das razões apontadas pela Comissão Europeia é o facto de demorar 13 dias, em Portugal, para um consumidor mudar de operador móvel ficando com o mesmo número.

Segundo o 13.º Relatório de Progresso sobre o mercado único das telecomunicações, a Dinamarca, a Finlândia, os Países Baixos e a Suécia são líderes mundiais na implantação da banda larga, com taxas de penetração superiores a 30% no final de 2007.

Estes países da União Europeia, juntamente com o Reino Unido, a Bélgica, o Luxemburgo e a França, apresentavam, em Julho de 2007, taxas de penetração da banda larga superiores à dos Estados Unidos (22,1%).

PUB

Relacionados

Últimas