Já fez LIKE no TVI Notícias?

Os crimes do Mundo na ponta dos dedos

Relacionados

Professor brasileiro criou um espaço na Internet onde as vítimas podem registar crimes de que foram alvo

Vasco Furtado é um professor universitário brasileiro que resolveu criar um site com um mapa de crimes, que abrange todo mundo. Neste espaço, as próprias vítimas registam o crime de que foram alvo. A notícia é avançada pelo site da BBC Brasil.

Através de um mapa interactivo, as vítimas indicam o local onde o crime ocorreu no wikicrimes.org e, dessa forma, torna-se possível identificar as zonas com maior índice de criminalidade. É pelo menos nisto que o criador do site acredita e defende.

PUB

Vasco Furtado reconhece que quase todos os delitos registados ocorrem em território brasileiro, mas espera que isso ajude a população a identificar as zonas mais perigosas do país. O professor universitário considera que o Estado esconde informações preciosas sobre a criminalidade no país e defende que a informação disponível no seu site «é para o cidadão».

http://www.wikicrimes.org

A ideia inicial previa que as autoridades também cedessem os seus registos, mas apesar de ter contactado as diversas polícias, Vasco Furtado não teve respostas. Aliás, a Polícia Civil do Rio de Janeiro justificou à BBC, que «revelar esses dados poderia pôr em causa o seu trabalho» e criar a «sensação de insegurança» na população.

Esta terça-feira de manhã, de acordo com a notícia da BBC encontravam-se registados 615 delitos em Fortaleza, 66 no Rio de Janeiro, 64 em Campo Grande e 38 em São Paulo.

Vasco Furtado assume ainda que não há como comprovar a veracidade dos crimes registados e que a sua ideia depende da boa fé dos utilizadores. Para denunciar um delito é preciso fazer um registo e depois identificar o lugar. Além do dia e da hora do crime, também se pode incluir o número de pessoas envolvidas na ocorrência e o número de testemunhas.

PP

PUB

Relacionados

Últimas