Já fez LIKE no TVI Notícias?

NASA já está a planear nova sonda para Marte

Relacionados

«Curiosity» vai servir de inspiração para a agência espacial norte-americana, com previsão de lançamento para 2020

A NASA anunciou estar já a planear o lançamento de uma nova sonda para Marte em 2020 e cuja construção será baseada na já conhecida «Curiosity», avança a agência noticiosa AP.

Para manter os custos baixos, os engenheiros vão socorrer-se dos desenhos técnicos da «Curiosity», construir a partir peças sobresselentes e usar tecnologia já comprovada, como o sistema utilizado para fazer a aterragem da sonda em agosto, numa cratera de Marte.

PUB

«Se agirmos agora, podemos construir ao menor preço possível», disse, terça-feira, John Grunsfeld, chefe de ciências da NASA.

Tal como com a «Curiosity», a missão será também gerida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, mas muitos outros detalhes ainda precisam de ser trabalhados como especificar onde a sonda irá aterrar e que instrumentos ele vai levar para a superfície.

Enquanto os objetivos científicos são ainda difusos, a NASA já veio dizer que a sonda deveria pelo menos ser um pontapé de saída para trazer para a Terra amostras de solo e rochas de Marte, algo que o «Curiosity» não tem capacidade para fazer.

Ainda que a aterragem da sonda em Marte tenha sido calma, o caminho para a sua construção foi atribulado, ao ultrapassar os 2,5 biliões de dólares, com derrapagem de tempo e de orçamento.

Jim Green, diretor da divisão de Ciência Planetária da NASA, assegurou que os obstáculos de engenharia foram corrigidos e que espera que a nova sonda tenha um custo menor.

Uma estimativa independente coloca a missão em 1,5 biliões de dólares, embora a NASA esteja a trabalhar nos seus próprios números.

PUB

Relacionados

Últimas