Os comentários no Twitter tendem a ser extremados e à prevalência da crítica negativa, não costumando coincidir com o sentimento da maioria da opinião pública, revelou um estudo feito durante um ano pelo centro de estudos Pew.
O estudo analisou as reações na rede social Twitter a oito grandes notícias no último ano, como foi o caso das eleições presidenciais dos Estados Unidos, realizadas em novembro de 2012.
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«Às vezes, o Twitter é mais progressista do que a resposta nas urnas, enquanto em outras ocasiões é mais conservador e, normalmente, destaca-se a negatividade», observa o estudo.
Por exemplo, ao comparar a reação dos americanos à reeleição de Barack Obama, inquéritos de opinião mostravam que 52% dos entrevistados estavam «felizes» com o facto de o democrata ter vencido a eleição, em comparação com os 77% das opiniões «positivas» no Twitter.
Outra questão em estudo prendeu-se com quem achavam os americanos que tinha ganho o primeiro debate presidencial, tendo 66% dos inquiridos pelo centro Pew considerado que ganhou o candidato republicano Mitt Romney, enquanto, no Twitter, 59% davam a vantagem a Obama.
A análise também considera que, durante a campanha, o Twitter foi mais negativo na sua opinião sobre Romney do aquilo que mostrava a opinião pública.
Para os responsáveis pelo estudo, no Twitter prima a negatividade.
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