Já fez LIKE no TVI Notícias?

Opinião no Twitter tende aos «extremos» e à «crítica»

Estudo revela que os comentários não costumam coincidir com o sentimento da maioria da opinião pública

Os comentários no Twitter tendem a ser extremados e à prevalência da crítica negativa, não costumando coincidir com o sentimento da maioria da opinião pública, revelou um estudo feito durante um ano pelo centro de estudos Pew.

O estudo analisou as reações na rede social Twitter a oito grandes notícias no último ano, como foi o caso das eleições presidenciais dos Estados Unidos, realizadas em novembro de 2012.

PUB

«Às vezes, o Twitter é mais progressista do que a resposta nas urnas, enquanto em outras ocasiões é mais conservador e, normalmente, destaca-se a negatividade», observa o estudo.

Por exemplo, ao comparar a reação dos americanos à reeleição de Barack Obama, inquéritos de opinião mostravam que 52% dos entrevistados estavam «felizes» com o facto de o democrata ter vencido a eleição, em comparação com os 77% das opiniões «positivas» no Twitter.

Outra questão em estudo prendeu-se com quem achavam os americanos que tinha ganho o primeiro debate presidencial, tendo 66% dos inquiridos pelo centro Pew considerado que ganhou o candidato republicano Mitt Romney, enquanto, no Twitter, 59% davam a vantagem a Obama.

A análise também considera que, durante a campanha, o Twitter foi mais negativo na sua opinião sobre Romney do aquilo que mostrava a opinião pública.

Para os responsáveis pelo estudo, no Twitter prima a negatividade.

PUB

Últimas