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Caso Ensitel: blogger até já recebe donativos

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Empresa quer que posts sobre venda de telemóvel avariado sejam apagados. Cliente contesta em tribunal ataque à liberdade de expressão. Internautas ajudam

A história que começou com a venda de um telemóvel avariado voltou à tona e é agora um caso sobre liberdade de expressão. A Ensitel quer que uma cliente apague todos os posts que escreveu sobre o assunto no seu blogue. Os internautas aderiram em massa à causa de Jonasnuts e até já lhe fazem donativos para contestar em tribunal.

Até às 11h10 desta sexta-feira tinham sido angariados 1.152,31 euros com a contribuição de um total de 70 doadores, revelou a própria Maria João Nogueira no Twitter.

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Esta «novela» começou com a venda de um telemóvel avariado e consequente reclamação. A empresa não efectuou a troca, nem devolveu o dinheiro. O caso foi para tribunal. A cliente perdeu. Um ano e meio depois, a Ensitel volta à carga e interpõe um processo em tribunal, exigindo que Jonasnuts apague tudo o que escreveu sobre o assunto.

A onda de solidariedade à volta deste caso de liberdade de expressão tem sido «gigante», adianta a própria protagonista desta «novela» no seu blogue. «Os mais atentos terão reparado que coloquei um botão de donativos ali na barra lateral do Blog. Hesitei bastante antes de fazê-lo, pois saberia que algumas pessoas certamente me acusariam de oportunismo».

Maria João Nogueira acabou por decidir avançar com a contestação em tribunal. Como a própria explicou à TVI24.pt, «está fora de causa apagar os posts». Assim, os donativos destinam-se exclusivamente ao «pagamento das despesas jurídicas» com que foi confrontada.

Dando garantias de que quer que o processo seja «o mais transparente possível», a blogger promete dar conta de todos os donativos que for recebendo e garante que «o valor em sobra será doado a uma qualquer instituição de solidariedade social, cuja escolha será feita por vós, através de votação neste blog».

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