Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ex-hacker alerta para a vulnerabilidade do multibanco

Relacionados

Kevin Mitnick diz que é fácil conseguir aceder aos dados de uma pessoa

Kevin Mitnick, um famoso ex-hacker norte-americano, alertou para a alta vulnerabilidade das caixas de multibanco, durante um evento tecnológico no Campus Party da Colômbia.

Segundo o jornal espanhol «20minutos», Mitnick, perito em segurança, informa que depois de os hackers conseguirem entrar «num dos sistemas podem ver toda a informação que uma pessoa introduz com o cartão».

PUB

«O truque mais recente na pirataria é o de implantar um código malicioso nos computadores das caixas de multibanco, pois estas utilizam o Windows. Este movimento começou na Rússia e na Ucrânia, mas irá atingir, em breve os Estados Unidos e a América Latina», avança Mitnick, que já esteve preso durante cinco anos por crime informático.

Este perito de segurança revelou que as comunicações nos «dispositivos móveis também podem ser cortadas», ao contrário do que muitos utilizadores pensam. Segundo Mitnick, «algo tão simples como o bluetooth ou infravermelhos podem ser canais de entrada» para os vírus que os hackers lançam através dos telemóveis.

Segurança não evoluiu o suficiente

Para Mitnick os hackers «são muito simbólicos e procuram objectos físicos ou materiais» e por isso utilizam a pirataria na Internet para obter as informações necessárias que lhes permita contornar os sistemas de segurança para realizar os ataques. No entanto, garante que «a guerra cibernética» é «um conceito que se está a exagerar».

Para provar que «a segurança ainda não evoluiu o suficiente», o ex-hacker realizou uma demonstração durante a conferência em que inseriu um código malicioso criado por si no computador e este não foi detectado pelo antivírus.

Segundo Mitnick, «os melhores hackers são aqueles que ainda não foram apanhados», garantindo que, com a actual rede de Internet, ele mesmo «teria sido muito mais perigoso».

PUB

Relacionados

Últimas