Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Magalhães» inspira «Mundu Novo»

Relacionados

INTEL e Ministério da Educação assinam acordos na área das Tecnologias de Informação e Comunicação

O Governo de Cabo Verde e a INTEL Corporation assinaram dois acordos de cooperação, dando continuidade ao projecto do executivo de José Maria Neves de avançar com o projecto «Mundu Novu», idêntico ao «Magalhães» em Portugal.

Fonte oficial disse este domingo à Agência Lusa que os acordos foram assinados pela ministra da Educação cabo-verdiana, Vera Duarte, e pelo vice-presidente da INTEL, John Davies, que esteve sexta-feira e sábado na Cidade da Praia, para apoiar o projecto cabo-verdiano ligado às Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) e da Educação.

PUB

Os dois acordos, assinados sexta-feira, na Cidade da Praia, através do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), visam também estabelecer os princípios para a cooperação entre o Ministério da Educação e Ensino Superior, o NOSI e a INTEL respeitante a implementação do programa «Mundu Novu».

O programa «Mundu Novu» (Mundo Novo), em tudo semelhante ao «Magalhães», que será adquirido em breve por Cabo Verde, tem por propósito a democratização do acesso às novas tecnologias, nomeadamente aos computadores e à Internet.

«Intel Teach» - objectivo: educação de qualidade

A INTEL tem, entre os seus projectos, o denominado «Intel Teach», programa cujo objectivo é equipar e formar professores em todos os níveis de ensino para a utilização eficaz das TIC, visando uma educação de qualidade e proporcionar melhoria da aprendizagem do estudante.

A INTEL, multinacional de origem norte-americana, é uma das maiores empresas de Tecnologias de Informação a nível mundial, desenvolvendo soluções inovadoras para o sector da Educação, como por exemplo, o «Intel colega PC».

PUB

Portugal está igualmente envolvido no programa «Mundu Novu» e, durante a visita oficial a Cabo Verde efectuada pelo primeiro-ministro português, José Sócrates, entre 12 e 14 de Março último, foram oferecidos a duas escolas cabo-verdianas os primeiros 60 «Magalhães».

No final da visita, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, disse que, dentro de dois anos e meio, a rede de Internet estará «completa» no seu país.

Depois, a médio prazo, o objectivo é concluir a entrega de 150 mil computadores aos alunos do «Básico» de Cabo Verde, frisando que nem todos serão «Magalhães».

PUB

Relacionados

Últimas