Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jogadores online roubam fotos de crianças de contas do Instagram

Em causa jogos de role playing fetichista. O alerta é feito numa reportagem da BBC

A BBC contactou alguns desses jogadores e alguns aceitaram falar, sob anonimato, através do Instagram. "A maioria das pessoas pega as fotos de outras contas do Instagram. Nós podemos usá-las porque não tem marca d'água nas fotos", disse um dos jogadores contactados. O Instagram garante que esta atuação viola os termos de utilização da rede social e garante que, quando contactada por um pai a reportar o uso indevido de fotos, “age rapidamente para remover a foto". A maioria dos jogadores de RPG no Instagram serão adolescentes, que fingem ser pais e mães de alguém. Mas há também versões sexualizadas da hashtag.

Há um novo perigo relacionado com a colocação de fotografias de crianças nas redes sociais. Jogadores online de jogos de role playing fetichista estão roubar fotografias de crianças de contas de Instagram alheias para utilizar nos referidos jogos. Depois, postam as fotos roubadas na própria conta, usando hashtags como #BabyRP ou #KidRP (RP é sigla para role playing).   De acordo com uma reportagem do BBC Trending, nas legendas das imagens, os jogadores inventam nomes e histórias para as crianças, convidando outras pessoas para serem "mãe" ou "pai" adotivos.   Dana Pecina-Phillips descobriu dezenas de fotos do filho numa conta de Instagram onde a pessoa, aparentemente uma mulher, fazia essa "adoção virtual".  

PUB

"Postei fotos do meu filho no Instagram e percebi que alguém havia colocado like em centenas de fotos dele. Achei estranho. Eu entrei no perfil dela e imediatamente vi que tinha fotos do meu filho. O meu coração parou", disse.

"Conforme ia clicando nas fotos e lendo as legendas, percebi que o que eles estavam fazendo era 'role playing' com meu filho. Entrei em pânico. Comentei dizendo que as fotos eram do meu filho e que era para ela as tirar da conta. Ela apagou os comentários e continuou a postar ainda mais fotografias dele."

"Não é errado. Se a conta é pública, as fotos também são", afirmou outro.

PUB

Últimas