Já fez LIKE no TVI Notícias?

Aceda ao seu historial médico em qualquer lado

Relacionados

Google Health armazena dados sobre radiografias, análises, internamentos, medicação, o que facilita os diagnósticos

O Google Health, um novo serviço do motor de buscas na Internet já disponível on-line, permite aos cibernautas armazenar e aceder ao seu historial médico através da Internet em qualquer lugar do mundo.

O objectivo deste serviço é permitir aos utilizadores o controlo do seu próprio historial clínico, armazenando dados sobre as suas radiografias, resultados de análises, número de internamentos em que hospitais, a medicação que toma, entre outras funcionalidades.

PUB

A vantagem para o utilizador é poder consultar os seus dados médicos em qualquer computador e facultá-los, de imediato, a um clínico ou hospital e acelerar diagnósticos e prescrever tratamentos em qualquer parte do mundo.

«O Google Health oferece aos utilizadores uma forma segura de recolher, armazenar e utilizar o seu historial clínico. Quantos de nós já pudemos ver, ou ter nas mãos, o nosso historial médico?» questionou Marissa Mayer, do Google, que considerou ser inadmissível os doentes não terem na sua posse uma cópia desse historial.

O passo dado pela empresa originou muitas dúvidas devido aos possíveis riscos para a confidencialidade dos dados médicos dos doentes.

Em resposta, o Google afirmou que a plataforma de acesso ao Google Health é totalmente independente da plataforma que permite aos utilizadores navegar no motor de pesquisa do Google.

«Foi instaurada uma política de protecção de dados privados muito segura», disse Marissa Meyer. «O Google armazena uma cópia dos dados médicos, numa base de dados controlada pelo utilizador que o Google apenas aloja», referiu Roni Zeiger, director do Google Health.

Com este novo serviço, o Google lança um novo desafio à Microsoft, que desde Outubro passado oferece um serviço similar, o Health Vault.

PUB

Relacionados

Últimas