Uma reportagem do reconhecido jornal norte-americano «The New York Times» foi, em parte, subsidiado pelos leitores, escreve o «El País». O motivo da reportagem foi a acumulação de resíduos no Oceano Pacífico e contou com a ajuda do site Spot.us, que apoia jornalistas freelancers.
Os leitores deste site sem fins lucrativos doaram seis mil dólares à reportagem do «The New York Times», para subsidiar os custos das viagens.
PUB
Para o Spot.us a iniciativa não é inédita, mas é original para um jornal da dimensão do «The New York times». O Spot.us propõe aos internautas que doem dinheiro para que jornalistas investiguem temas geralmente esquecidos pelos meios de comunicação social.
Os fundadores da Wikipedia não esqueceram o apelo do Spot.us e estão entre os «patrocinadores» da reportagem.
Este tipo de iniciativa começa a dar os primeiros passos nos Estados Unidos e segue a tendência projectada por alguns especialistas. Entre eles está Rosental Alves, que defende que a filantropia vai apoiar cada vez mais o esforço informativo dos jornais de todo o Mundo, para que os cidadãos estejam realmente informados.
PUB