Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imagens de nebulosa mostram como será o sol daqui a muitos anos

Uma nebulosa localizada na constelação Hydra foi captada por um telescópio do Observatório Europeu do Sul. Fenómeno celeste representa um dos últimos estados de uma estrela moribunda do tamanho do sol

Depois de desaparecerem, as nebulosas deixam muitos elementos no cosmos como carbono, nitrogénio e outros compostos, que permitem a formação de novas estrelas e planetas.

Parece uma enorme bolha de gás a brilhar no espaço e pode muito bem ser a imagem daquilo em que o nosso sol se vai transformar. Uma nebulosa planetária localizada na constelação Hydra foi captada por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile.

A nebulosa foi catalogada como ESO-378-1 e impressiona pelo brilho e pelas cores que as imagens do observatório revelam.

Este fenómeno celeste representa um dos últimos estados de uma estrela moribunda do tamanho do sol. Depois, a nebulosa vai acabar por ir desaparecendo e, quando deixar de ter combustível para queimar, vai-se transformar numa anã branca.

De acordo com o observatório, o nosso sol também se vai transformar numa nebulosa planetária. Mas só daqui a sete biliões de anos.

“A vida de uma nebulosa planetária está para a fração da vida de uma estrela como a vida de uma bolha de sabão está para a da criança que a soprou", esclarece o observatório.

PUB

No caso das estrelas que são maiores do que o sol, estas acabam como supernovas, ou seja, enormes explosões estrelares.

 

PUB

Últimas