Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal vai ter rede «inteligente e integrada» para carros eléctricos

Relacionados

Sócrates admitiu que poderá comprar um carro eléctrico «quando deixar de ser primeiro-ministro» e garantiu que «o Governo vai dar o exemplo»

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que Portugal terá em breve a rede mundial mais «inteligente» e «integrada» para abastecimento dos veículos eléctricos e referiu que as exportações nacionais de electricidade ultrapassaram pela primeira vez as importações.

As palavras de José Sócrates foram proferidas no final da sessão de lançamento do primeiro posto de abastecimento de combustíveis, no Parque das Nações, que contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e dos ministros da Economia, Vieira da Silva, e do Ambiente, Dulce Pássaro, além de outros membros do Governo.

PUB

No encerramento da sessão, José Sócrates disse que está em marcha em Portugal a edificação «da rede mais moderna, inteligente e integrada em todo o mundo», avança a Lusa.

«A entidade gestora vai permitir que qualquer cartão de abastecimento seja aceite em toda a rede. Qualquer cliente de qualquer fornecedor pode abastecer com o cartão mobi.e em que qualquer posto», salientou o líder do executivo.

Na sua intervenção, José Sócrates sustentou a tese do carácter inevitável da aposta europeu nos veículos eléctricos, razão pela qual «Portugal terá de estar na linha da frente» nesta área de desenvolvimento tecnológico.

«As metas ambientais a que a União Europeia se impôs até 2020 não deixam outra alternativa que não seja o veículo eléctrico. Não tenho dúvidas que o veículo eléctrico vai triunfar nas cidades europeias», sustentou.

No plano económico, o primeiro-ministro defendeu que há já grandes mudanças no paradigma energético em Portugal, citando dados referentes ao período deste ano entre Janeiro e Maio.

PUB

«Entre Janeiro e Maio Portugal produziu 70 por cento da sua electricidade com base em fontes renováveis. No mesmo período, pela primeira vez, Portugal exportou mais electricidade do que importou», referiu.

Já depois da sessão, o primeiro-ministro e o presidente da Câmara de Lisboa experimentaram conduzir um veículo eléctrico, fazendo um percurso de algumas centenas de metros no Parque das Nações.

No final do percurso teste, José Sócrates experimentou também usar o futuro cartão que servirá para abastecer os carros eléctricos e, em declarações aos jornalistas, admitiu que poderá comprar um carro eléctrico «quando deixar de ser primeiro-ministro».

No entanto, Sócrates sublinhou que em matéria de promoção dos carros eléctricos «o Governo vai dar o exemplo».

«O Governo tem de estar na primeira linha. Estamos apenas à espera que as marcas ponham os seus carros nos mercados. Em Outubro teremos a apresentação mundial em Lisboa deste carro da Renault Nissan, mas outras marcas vão surgir», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas