Já fez LIKE no TVI Notícias?

Telescópio Planck mostra primeiras imagens

Relacionados

Telescópio Europeu utilizado para estudar a luz mais antiga do Universo

O telescópio Europeu utilizado para estudar a luz mais antiga do Universo voltou com as primeiras imagens.

A luz tem detalhes sobre a idade, o conteúdo e evolução do Universo.

PUB

As novas imagens mostram as capacidades de Planck, apesar dos principais testes só serem esperados daqui a alguns anos.

«É possível que encontremos uma marca impressa antes do Big Bang, ou é possível que encontremos uma marca de outro Universo e então teremos encontrado evidências de que somos parte de um Multiverso» acrescentou.

O observatório Planck está equipado com um telescópio de 1,5 metros e instrumentos sensíveis à radiação de micro-ondas. Com uma massa de 1800 quilogramas, o Planck irá analisar os restos da radiação que encheu o Universo imediatamente após o Big Bang e que hoje é observada como a radiação cósmica de fundo. Os dados provenientes do Planck irão proporcionar as respostas acerca da criação do nosso Universo e sobre como deverá evoluir no futuro.

O Planck irá medir as variações de temperatura no jovem Universo monitorizando a radiação cósmica de fundo, a relíquia da primeira luz que foi emitida no Espaço há cerca de 380000 anos, após o Big Bang, quando a densidade e a temperatura do jovem Universo haviam diminuído o suficiente para permitir a separação da luz da matéria e a sua livre expansão pelo espaço.

O telescópio traz inovações tecnológicas que lhe permitem observar, através de nuvens de poeira e gás, estrelas no momento em que elas nascem.

PUB

Relacionados

Últimas