Já fez LIKE no TVI Notícias?

Um português entre os vencedores dos Óscares da net

Relacionados

Google+, Pinterest e Spotify ganharam seus primeiros Webby Awards. Veja quem foram os outros vencedores

As redes sociais Google+ e Pinterest e o serviço de música Spotify ganharam seus primeiros Webby Awards, na 16ª edição dos prémios entregues anualmente aos sites mais importantes da internet.

Entre os vencedores há um português. João Rocha, autor do blogue «Kim Jong-il looking at things», com imagens de Kim Jong-il «a olhar para coisas», venceu na categoria de bizarro. O blogue ganhou maior divulgação após a morte do líder norte-coreano.

PUB

Os prémios, concedidos pela Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais (IADAS), equivalentes aos Óscares da internet premiaram ainda a cantora islandesa Bjork e o comediante mexicano-americano Louis CK por inovação no âmbito digital.

Bjork ganhou como Artista Webby do Ano pelo seu álbum «Biophilia», que inclui dez aplicações, uma para cada canção, com um jogo interactivo de temática científica, uma animação musical de cada canção, uma partitura animada e letras, permitindo mesmo ao utilizador criar a sua própria versão da música.

Já Louis CK foi nomeado Persona Webby do Ano pelo lançamento exclusivamente digital de seu especial de comédia «CK Louis - Ao vivo do Teatro Beacon» de Nova York.

O Facebook foi escolhido como vencedor do primeiro prémio de «Êxito Especial pela Mudança Social». Na categoria que premia o uso da internet para o desenvolvimento social e político estavam ainda nomeados o Twitter, YouTube, Kiva e Change.org.

Os juízes da IADAS, entre eles o cofundador do Twitter, Biz Stone, e Matt Groening, autor dos Simpsons, selecionaram os vencedores dos Webby Awards, enquanto que os eleitores da internet em todo mundo elegeram os prémios «A Voz do Povo», com quase 1,5 milhão de votos emitidos.

PUB

O Webby Award para o melhor site de notícias foi para o The Daily Beast, enquanto que a BBC obteve o prémio Voz do Povo na categoria noticiosa. O FactCheck.org venceu como melhor página política e o site de notícias satíricas The Onion o de melhor site de humor.

Nas redes sociais, o Pinterest foi o vencedor do Webby Award, tendo o Google+ recebido a preferência dos utilizadores. A Instagram, aplicação de tratamento e intercâmbio de fotos comprada pelo Facebook,r ecebeu o Webby Explosão do Ano.

O prémio de Melhor Blog de uma Empresa foi para o Mashable, site social de notícias dos meios de comunicação, e a aplicação de armazenamento Dropbox ganhou um Webby de melhores práticas e o prémio popular pelos serviços na web.

Juliette Lewis e Graydon Sheppard Graydon ganharam o prémio de Melhores Atrizes pela série original no YouTube «Sh*t Girls Say», proveniente de um vídeo viral.

A lista dos vencedores pode ser vista no site www.webbyawards.com. A entrega dos prémios terá lugar em Nova York, no dia 21 de maio.

PUB

Relacionados

Últimas