A linha telefónica Saúde 24 já atendeu cerca de 1000 chamadas desde que entrou em funcionamento às 00:00 de hoje, disse à agência Lusa o administrador responsável pelo novo serviço.
Ramiro Martins acrescentou que apesar de só ter entrado em funcionamento às 00:00 de hoje a linha de atendimento Saúde 24 começou a receber chamadas logo na terça-feira, quando o serviço foi divulgado á comunicação social.
PUB
A formalização da entrada em serviço da nova linha telefónica só ocorrerá a 09 de Maio, frisou.
«O número de chamadas recebidas desde as 00:00 de hoje ronda as mil, sendo que por cada chamada recebida para a linha Saúde 24 Pediatria recebemos outra para a linha Saúde 24», acrescentou.
O administrador delegado da empresa responsável pela nova ligação telefónica sublinhou porém que «hoje é um dia atípico, uma vez que é feriado», pelo que as chamadas atendidas hoje não servem como modelo das atendidas em dias normais.
Quanto à tipologia das chamadas de hoje, Ramiro Martins disse serem de vários tipos, designadamente para esclarecer «dúvidas sobre o estado de saúde de toda a natureza».
Acrescentou que as pessoas que estão a recorrer ao novo serviço fazem-no de forma muito «tranquila, ponderada e receptiva».
O centro de atendimento Saúde 24 vai permitir ao utente, através do número 808 24 24 24, ver esclarecidas as suas dúvidas em relação a eventuais sintomas e também receber informações gerais sobre saúde pública ou saber qual o centro de saúde mais próximo.
Estimativas da Direcção-Geral de Saúde apontam para que a entrada em serviço da nova linha telefónica possa evitar que mais de 13 mil utentes recorram às urgências hospitalares por mês.
PUB