Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise faz aumentar casos de adultério

Banca é um dos sectores onde os funcionários mais procuram amantes

A crise tem tido muitos efeitos inesperados, mas este é capaz de surpreender alguns: os bancários andam a ter mais casos extra-conjugais e dizem que a culpa é da recessão.

A conclusão foi avançada por um site de encontros destinado a pessoas que procuram um caso, e citado pela Reuters. O IllicitEncounters.com diz que tem havido uma enorme subida no número de funcionários da área financeira inscritos no site para terem um caso, desde que a crise financeira e económica começou.

PUB

O mundo das finanças continua a ser, de resto, um dos mais bem representados: o site em causa conta com 380 mil membros na Grã-Bretanha, 20 mil dos quais pertencem ao sector financeiro. A preponderância fez com que o IllicitEncounters.com tenha reunido uma amostra de 600 homens e mulheres ligados à banca para fazer um estudo e tentar perceber as razões que levam estes profissionais a embarcarem em relações extra-conjugais.

A lista mostra que a revolta popular contra as instituições financeiras resultante do colapso dos mercados e da crise, que se reflectiu no tratamento dado aos bancários, aliada à falta de afecto na vida privada, constitui a principal motivação.

A excitação causada pelo facto de se estar a fazer uma coisa arriscada e proibida, a fuga da rotina e a permanência de muitas horas a mais no local de trabalho, bem como o aumento das viagens e transferências acabou por deixar pouco tempo livre para o romance com os cônjuges, foram outras razões apontadas.

Há também quem diga que uma «facadinha no matrimónio» alimenta o ego e quem atire as culpas para as pressões de terceiros. Sobretudo os homens, dizem que traíram as mulheres para cederem às pressões dos colegas, para quem uma amante é um factor de status.

PUB

«Ficámos surpreendidos com a sinceridade de algumas respostas», disse a porta-voz do IllicitEncounters, Sara Hartley. «Quanto mais tempo eles passam longe de casa, menos tempo têm para reacender a chama com a mulher ou o marido».

«Onde eu trabalho, muitas das pessoas com cargos mais altos assumem abertamente os seus casos. Ter uma amante é como ter um carro que é uma bomba», afirmou um membro do site na resposta ao questionário.

Eis a lista das razões apontadas pelos inquiridos para terem um caso:

1. Para se sentirem amados

2. Pela excitação

3. Vida familiar instável

4. Para escapar à rotina

5. Para alimentar o ego

6. Para evitar um divórcio dispendioso

7. Para ser o centro das atenções de alguém

8. Porque têm direito a ter um caso

9. Porque tiveram a oportunidade

10. Pela pressão dos colegas

PUB

Últimas