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Novo aeroporto: ligações a Campo de Tiro de Alcochete em análise

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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) está a estudar as ligações ferroviárias e rodoviárias entre o futuro aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, o Vale do Tejo e o norte do País.

«Vamos estudar uma ligação ferroviária do Campo de Tiro de Alcochete à Linha do Norte, algures entre o Cartaxo e Santarém (¿) e ao fazermos esta ligação, quem vem do norte, do centro e de Leiria passa a ter um acesso directo ao aeroporto sem vir a Lisboa», afirmou esta terça-feira Fonseca Ferreira, presidente da CCDRLVT.

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«Mas o principal não é a serventia do aeroporto. Ao fazermos isto passamos a ligar a Linha do Norte à Linha do Sul (Algarve) e à Linha do Leste para Espanha (ficam ligadas no Poceirão)», concretizou o responsável.

Lista de prioridades

Em termos rodoviários, o mesmo responsável explicou que a proposta do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT) é a de «dar prioridade à construção da A13, a auto-estrada Porto Alto/Almeirim e que está previsto prolongar pela antiga Nacional 13 (Coimbra, Tomar, Chamusca, Alpiarça, Almeirim».

«Tal como em relação ao comboio que deslocamos da tradicional linha do norte, em que tudo confluía para Lisboa, aqui também passa a ser um desdobramento da A1. Desde Coimbra passa a haver uma alternativa à A1 para conduzir directamente ao aeroporto e ao sul do País», explicou.

Fonseca Ferreira falava aos jornalistas no Sobral de Monte Agraço onde decorreu mais uma reunião da comissão mista de acompanhamento da elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo.

O PROT Oeste e Vale do Tejo está a ser elaborado em conjunto com mais de uma centena de entidades e será um instrumento de gestão do território que define o uso, ocupação e transformação do solo, abrangendo 800 mil habitantes de 33 concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém.

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