Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Mostrar ao mundo que a Europa está a avançar»

Cimeira de Lisboa: Sócrates confiante na aprovação do Tratado

O presidente do Conselho da UE, o primeiro-ministro José Sócrates, mostrou-se hoje confiante na possibilidade dos 27 líderes europeus reunidos em Lisboa alcançarem um acordo sobre o Tratado Reformador que permita «mostrar ao mundo que a Europa está a avançar».

«A Cimeira está centrada nesse aspecto», no acordo sobre o Tratado Reformador, disse José Sócrates, citado pela Lusa, esta manhã à entrada para uma reunião com os parceiros sociais europeus que precede o início do encontro de líderes europeus.

PUB

O dirigente português defendeu que o compromisso irá permitir aumentar o peso dos europeus no relacionamento com os outros países do Mundo.

Os 27 devem «chegar a um acordo o mais rapidamente possível para que a Europa se possa representar nas cimeiras que vai realizar com a Rússia e com a China, e lidar com o Kosovo de forma mais firme, mais forte e com um acordo institucional para mostrar ao mundo que a Europa está a avançar», disse.

«Sobejam algumas questões importantes»

José Sócrates mostrou-se confiante na resolução dos problemas que ainda falta resolver, nomeadamente os colocados pela Polónia, que pretende mais garantias para bloquear decisões sobre matérias que não apoie, e a Itália, descontente com a repartição de lugares no Parlamento Europeu.

«Sobejam algumas questões importantes com as quais vamos lidar», acrescentou.

Lisboa é, a partir de hoje, palco de uma mega-reunião de líderes máximos da UE que poderá ser histórica, se aprovar um novo Tratado que reforce o peso mundial do bloco europeu dos 27 e melhore o seu funcionamento.

PUB

Com vista para o rio Tejo, numa das alas do Pavilhão Atlântico, os chefes de Estado e/ou de Governo dos 27 Estados-membros da UE vão tentar, até sexta-feira, chegar a acordo sobre o Tratado que substituirá a falhada Constituição Europeia e que poderá pôr fim a uma das maiores crises políticas da cinquentenária Europa comunitária.

Naturalmente, as atenções estão centradas no previsível acordo final sobre o futuro Tratado, que Lisboa assumiu como a «prioridade das prioridades» da sua presidência semestral de uma União mergulhada há mais de dois anos num dos seus mais graves impasses político-institucionais.

Antes do «arranque» da Cimeira de Lisboa, que se desenrolará no Pavilhão Atlântico, realizou-se esta manhã, às 11:00 uma Cimeira Social Informal Tripartida com a participação, entre outros, de José Sócrates, Durão Barroso, do ministro português do Trabalho, José Vieira da Silva, e do comissário europeu com a pasta do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla.

PUB

Últimas