Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo: revisão do programa é «muito importante»

«Troika está cá» e é preciso «fazer as coisas bem»

A revisão do programa de assistência económico e financeria a Portugal é «muito importante». Isso mesmo disse esta terça-feira o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas. Por isso, o país deve «fazer as coisas bem».

«Como sabem está cá a troika. Estamos a fazer a revisão do programa e isso é que é muito importante para o país», disse Carlos Moedas aos jornalistas em Beja, onde participou na sessão comemorativa do 32.º aniversário do Instituto Politécnico da cidade.

PUB

« Estamos a trabalhar 24 horas por dia e é isso que nós temos que fazer. A troika está cá e é isso que é importante para o país, é fazer as coisas bem», acrescentou, escusando-se a prestar mais declarações sobre a segunda avaliação trimestral que FMI, BCE e Comissão Europeia vão fazer ao programa de resgate.

Segundo o Governo, «durante aproximadamente duas semanas, as autoridades portuguesas com responsabilidades no âmbito do programa irão analisar, juntamente com representantes da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu, o trabalho realizado até ao momento e o planeamento dos trabalhos a prosseguir nos trimestres seguintes».

Governante recebido com faixas de protesto

A propósito da participação de Carlos Moedas na cerimónia de hoje, cerca de 30 pessoas concentraram-se à porta do campus do Instituto Politécnico de Beja com seis faixas com reivindicações e palavras de ordem.

Entre as pessoas estavam representantes da União de Sindicatos do Distrito de Beja e das delegações de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e do Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI).

PUB

«Serpa contra a redução dos serviços de saúde», «Não aceitamos a extinção de freguesias» e «Comboio directo Beja-Lisboa e electrificação da linha já» eram algumas das frases que se podiam ler nas faixas.

«Por melhores pensões de reforma. Melhor saúde. Não à caridade. Queremos dignidade», «A montanha pariu um (c)rato» e «Com razão, protestamos, lutamos. Basta!» eram as outras frases das faixas.

Antes da cerimónia comemorativa do 32.º aniversário do Instituto Politécnico de Beja, o secretário de Estado acabou por reunir com os representantes da União de Sindicatos do Distrito de Beja e da delegação de Beja da ANAFRE.

No final do encontro, Carlos Moedas explicou que a reunião realizou-se a pedido dos representantes, que quis ouvir e a quem deixou a mensagem de que o Governo está «a trabalhar para resolver a situação do país».

PUB

Últimas