Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estudo nacional: aves no aterro de Évora

Relacionados

Impacto da presença das aves vai ser medido através de um estudo pioneiro

A empresa de gestão ambiental e de resíduos (GESAMB) anunciou esta sexta-feira que o impacto da presença de aves no aterro sanitário de Évora vai ser alvo de um estudo a nível nacional, adianta a Lusa.

O trabalho de investigação, que se prolonga durante este ano, vai ser desenvolvido pelo Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI). «Procuramos com este estudo verificar o porquê da presença de aves, um dos motivos será a alimentação, de onde é que vêm e se há forma, ao nível dos métodos de trabalho, que possamos utilizar para que elas se afastem deste local», explicou o presidente do conselho de administração da empresa, José Figueira.

PUB

O projecto, intitulado «Problemática das Aves no Aterro Sanitário Intermunicipal do Distrito de Évora», tem como objectivo a elaboração de um plano de intervenção capaz de harmonizar o uso do aterro e da sua zona de influência pelas aves com as actividades da infra-estrutura e das populações vizinhas.

Música em som alto, disparos com pólvora seca e com gás e a presença de aves de rapina no aterro foram algumas das técnicas utilizadas nos últimos anos para afastar as aves e que «não tiveram resultados significativos», de acordo com o presidente da GESAMB.

O trabalho de investigação é considerado pioneiro, uma vez que «existem poucos estudos sobre esta matéria».

«Os estudos que existem são feitos no norte da Europa e no EUA, mas em que não há uma grande diversidade de espécies de aves», sublinhou José Figueira, considerando que «não é possível fazer análises comparativas» com o aterro de Évora.

PUB

Relacionados

Últimas