Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brigadas nocturnas para salvar cagarros

Relacionados

Iniciativa que, em 2008, permitiu salvar cerca de 200 destas aves marinhas

A associação ecologista Amigos dos Açores inicia segunda-feira, nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria, a acção de brigadas nocturnas para salvamento de cagarros, iniciativa que em 2008 permitiu salvar cerca de 200 destas aves marinhas.

As brigadas nocturnas, que vão decorrer até 07 de Novembro, são compostas por elementos da associação e voluntários, tendo a seu cargo várias zonas consideradas críticas naquelas duas ilhas do arquipélago.

PUB

Na costa sul de S. Miguel, serão cobertas as zonas Praia das Milícias/Santa Cruz da Lagoa, Avenida Marginal/Santa Clara e Miradouro da Relva/Feteiras, enquanto na costa norte as brigadas vão intervir na zona entre o «Palheiro» e a Escola Secundária da Ribeira Grande.

Em Santa Maria, a atenção estará voltada para as baías da Praia Formosa e de S. Lourenço, a Maia e Vila do Porto.

O cagarro (Calonectris diomedea borealis) é a ave marinha mais abundante nos Açores, onde regressa todos os anos em Março para acasalar e nidificar, formando colónias com centenas de indivíduos nas falésias costeiras e nos ilhéus.

A maior concentração mundial de cagarros ocorre nos Açores, mas a espécie encontra-se em regressão devido à sua vulnerabilidade a predadores terrestre e à actividade humana. Por essa razão, esta ave está protegida por legislação nacional e internacional, sendo proibido capturar, deter ou abater um cagarro, assim como destruir ou danificar o seu habitat.

PUB

Relacionados

Últimas