Já fez LIKE no TVI Notícias?

Oleoduto provoca «desastre ecológico»

Relacionados

Derrame de petróleo pode ameaçar ecossistema e as espécies de uma reserva natural

Quatro mil metros cúbicos de petróleo foram derramados esta sexta-feira de um oleoduto que liga a França à Alemanha, noticia a agência «AFP».

O ministério do Ambiente francês fala em um «verdadeiro desastre ecológico».

PUB

O acidente afectou dois hectares da reserva natural de Coussouls de Crau, no Sul do país.

Também a secretária de Estado da Ecologia, Chantal Jouanno, que esteve ontem no local, destacou a gravidade da situação.

A governante lembrou que naquele local habitam espécies raras.

O oleoduto foi construído em 1971 e é gerido pela Sociedade do Oleoduto Sul-Europeu (SPSE). A reserva natural, que tem actualmente 7400 hectares, foi criada apenas em 2001.

«Há vários oleodutos que passam debaixo desta zona protegida. É um testemunho da nossa história. Naquela época, isto não interessava a ninguém. Hoje já não é assim e os oleodutos são controlados muito regularmente», acrescentou Jouanno.

Segundo a SPSE, esta sexta-feira às 07h57 (06h57 na hora portuguesa) foi registada uma queda de pressão devido a uma fuga. Foram tomadas medidas de imediato, nomeadamente instalar um perímetro de segurança em redor da zona, de acordo com o que informa o jornal «Libération». Ao final da manhã, o petróleo já não estava a ser derramado.

PUB

Ameaça para os ecossistemas e espécies raras

Guillaume Paulus, o guarda da reserva que descobriu a fuga às 07h30, afirmou ter visto um «géiser de três a quatro metros».

«Não existem riscos sanitários. Hoje não há nenhum problema relativamente ao consumo de água», assegurou a secretária de Estado.

A «destruição do ecossistema e um impacto em algumas espécies da reserva natural», como o gafanhoto de Crau (Prionotropis hystrix rhodanica) e o cortiçol-de-barriga-branca (Pterocles alchata, podem vir a ser consequências do derrame, de acordo com a secretária de Estado.

A polícia já abriu um inquérito para apurar as causas do incidente.

PUB

Relacionados

Últimas