Já fez LIKE no TVI Notícias?

Primeiros linces ibéricos acolhidos em Setembro

Relacionados

Espécie não é detectada em território nacional desde 2001

Portugal deverá acolher em Setembro os primeiros linces ibéricos provenientes da Andaluzia, em Espanha. Estes animais já não são vistos por cá desde 2001.

O secretário de Estado do Ambiente foi esta sexta-feira a Espanha para ultimar o acordo que vai permitir que estes animais sejam acolhidos no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro construído em Silves, noticia a agência Lusa.

PUB

«Estão acertados todos os pormenores», disse Humberto Rosa, citado pela Lusa. O secretário de Estado revelou ainda que está esperançado que o protocolo de cedência de exemplares de lince ibérico seja assinado no próximo mês de Julho.

16 vagas preenchidas

De acordo com o governante, o Centro de Reprodução em Cativeiro tem capacidade para receber 16 animais e «todas» as vagas deverão ser preenchidas.

O protocolo prevê que Portugal prepare em três anos um habitat para receber o lince na natureza, sem ser em cativeiro, uma vez que é esse o objectivo deste projecto ibérico.

«Ainda estamos a estudar os locais, mas posso dizer que estamos a avaliar as zonas da reserva da Malcata, do Vale do Guadiana e a zona de Barrancos», afirmou Humberto Rosa.

Centro fechado ao público

O lince ibérico é considerado o felino mais ameaçado do mundo. Em Portugal, de acordo com o último censo nacional da espécie, está em fase de pré-extinção em Portugal. Desde 2001 não se detectam vestígios de lince em território nacional.

O centro de recuperação do lince em Silves está fechado ao público. A construção do centro foi levada a cabo com fundos da Águas de Portugal do Algarve, como medida de compensação da Barragem de Odelouca, e com fundos comunitários.

PUB

Relacionados

Últimas