Já fez LIKE no TVI Notícias?

Projecto para recuperar ecossistemas na Lagoa de Albufeira

Quercus e Simarul apostam na conservação da Lagoa Pequena

A Quercus e uma empresa responsável pelo saneamento de Setúbal vão recuperar, a partir de Setembro, alguns ecossistemas da Lagoa de Albufeira, revelou este domingo a Quercus, associação parceira, na página oficial.

Trata-se da Simarul, empresa do Grupo Águas de Portugal concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal, que pretende com este projecto reduzir a pegada ecológica.

PUB

Segundo a Quercus, esta acções de contra-pegada, vão iniciar-se entre Agosto e Setembro e vai incidir na conservação da Lagoa pequena, uma parte da Lagoa de Albufeira. Este espaço está classificado como Sítio e Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves da Rede Natura 2000 e também pertence à Lista de Zonas Húmidas da Convenção de Ramsar. De acordo com a associação, este local é uma «zona húmida de importância internacional» e que composta por várias espécies de fauna e flora.

A associação ambientalista vai, para o efeito, fazer acções de sensibilização e formação aos colaboradores da Simarsul com vista à implementação do programa e acompanhar a execução do plano de redução.

Esta empresa realizou com o apoio da associação um diagnóstico da pegada ecológica para medir os impactos ambientais. A Simarsul está a elaborar um plano de redução dos impactos ambientais.

A contra-pegada prevê então investimentos em conservação e recuperação de ecossistemas, que serão implementados na Lagoa Pequena, numa lógica de compensação de metros quadrados ou hectares.

«No primeiro trimestre do próximo ano serão apresentados os primeiros resultados desta parceria», refere a Quercus. A associação salienta que a Simarsul é a primeira empresa portuguesa a subscrever um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica com a Quercus e para os próximos cinco anos.

PUB

Últimas