Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba de que falam os peixes no fundo do oceano

Relacionados

Cientistas afirmam que utilizam os sons para atrair o sexo oposto, afastar os predadores e orientarem-se nos recifes

Investigadores da Nova Zelândia desenvolveram um estudo que revela que os peixes falam uns com os outros, informa o «Telegraph». Conversas casuais, palavras doces para o sexo oposto, dar direcções e até avisar sobre situações de perigo, de tudo um pouco se fala nas profundezas do oceano.

Os cientistas afirmam que os predadores conseguem detectar as presas interceptando estas conversas de peixes.

PUB

«Todos os peixes conseguem ouvir, mas nem todos conseguem produzir som», disse o investigador Shahriman Ghazali.

O cientista quer decifrar os contextos dos diferentes tipos de comunicação.

«Esse é o próximo passo. Temos 99 por cento de certeza que os sons vêm dos peixes. Agora queremos descobrir o que esses sons significam», sustentou.

As razões principais aparentam ser para atrair o sexo oposto, afastar os predadores e orientarem-se nos recifes, de acordo com o especialista.

Ghazali colocou grupos de peixes em aquários e monitorizou-os através de microfones e instrumentos que detectam movimentos das águas. O bacalhau, por exemplo, é um peixe silencioso, excepto na altura da desova, em que se torna muito vocal.

«A hipótese é que eles usem o som como uma sincronização para que as fêmeas e os machos libertem os ovos ao mesmo tempo para serem fertilizados», explicou o investigador.

O cientista também referiu que os donos de peixinhos dourados podem esperar em vão por uma resposta dos seus animais, quando batem nos aquários.

«Os peixinhos dourados têm uma audição excelente, mas não emitem qualquer som», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas