Já fez LIKE no TVI Notícias?

Zoo de Lourosa doa aves mais perigosas do mundo

Relacionados

O objectivo é garantir a reprodução dos casuares que são uma das aves mais vulneráveis

O Zoo da Lourosa vai doar esta quinta-feira, duas fêmeas casuares, consideradas as aves mais perigosas do mundo, aos zoos da Grécia e da Polónia. Este zoo é o único do país a ter estas espécies.

De acordo com a agência Lusa, estas aves têm cerca de um ano idade e vão para o Zoo de Attica, na Grécia e para o Zoo de Varsóvia, na Polónia, onde se espera que venham a reproduzir com os casuares machos desses parques.

PUB

A curadora de aves no Zoo de Lourosa, Andreia Pinto, revela que o objectivo da doação é garantir a existência de «uma população de casuares auto-sustentável, que possa posteriormente servir de apoio à que existe em habitat natural».

Esta medida está prevista no programa de reprodução em cativeiro coordenado pela Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA) e está também incluída na missão da União Internacional par a Conservação da Natureza (IUCN), que reconhece o casuar como uma das aves mais vulneráveis do mundo.

A curadora revelou que a principal ameaça para esta espécie se deve «à desflorestação e à fragmentação que essa implica no habitat do casuar», que é o das florestas tropicais da Nova Guiné e do Nordeste da Austrália.

PUB

Relacionados

Últimas