Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cruzeiro em defesa do rio Tejo

Uma centena de pessoas sobre o rio em três embarcações tradicionais

Uma centena de pessoas vai subir o Tejo este sábado em três embarcações tradicionais, numa acção que visa a defesa do rio e das culturas que lhe estão associadas e o protesto contra os transvazes em Espanha, informa a Lusa.

A subida do Tejo, no bote-de-fragata «Baía do Seixal» e nos varinos «Liberdade» e «Vala Real», começa na Marina do Parque das Nações, em Lisboa, estando a chegada a Valada, no concelho do Cartaxo, prevista para o princípio da tarde.

PUB

A iniciativa parte dos promotores da candidatura a património nacional da cultura avieira (resultante dos povos que, no início do século XX, migraram da costa para as zonas ribeirinhas do Tejo e que ficaram imortalizados na obra «Avieiros», do escritor neo-realista Alves Redol) e dos responsáveis do Movimento Protejo, criado em Setembro por uma vintena de associações em defesa do Tejo.

No centro das preocupações estará o estudo que a Junta da Extremadura (Espanha) encomendou recentemente para avaliar a viabilidade da realização de novos transvazes a partir do Médio Tejo até aos rios Segura e Guadiana.

Os promotores da iniciativa querem juntar a sua voz à das associações de defesa do Tejo, que receiam «a morte dos rios peninsulares», sublinha João Serrano.

À chegada às Caneiras será lido um texto «contra os atentados a que o Tejo se encontra sujeito, contra a indiferença e por uma mobilização dos cidadãos em defesa dos seus rios», valorizando as culturas que fazem um uso sustentável dos rios, afirma a organização.

Tal como aconteceu em Junho último, em que várias organizações portuguesas se juntaram às congéneres espanholas numa manifestação em Talavera de la Reina, agora são as associações espanholas a marcar presença, mostrando que «a defesa dos rios ibéricos ultrapassa as fronteiras administrativas, unindo os cidadãos que vivem os mesmos problemas, independentemente da sua nacionalidade», acrescenta.

Já confirmaram presença a Plataforma para a Defesa do Tajo e do Alberche, de Talavera de la Reina, a Plataforma de Toledo em Defensa do Tajo e a Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água no Tajo/Tejo e seus Afluentes (esta de âmbito ibérico).

PUB

Últimas