Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bombeiros expostos a elevados níveis de poluentes

Relacionados

Projecto FUMEXP está a analisar níveis de poluentes dos incêndios florestais para avançar com soluções

Os bombeiros ficam expostos a «níveis bastante elevados de alguns poluentes» quando combatem incêndios florestais, afirmou à Lusa a coordenadora do projecto FUMEXP, Ana Isabel Miranda.

O projecto FUMEXP, que teve início em 2008, só vai ficar concluído em Dezembro deste ano, no entanto, as medições feitas em queimas experimentais na Serra da Lousã já permitem avançar dados que a investigadora considera «preocupantes».

PUB

De acordo com Ana Isabel Miranda, «confirma-se que os bombeiros que andaram com o equipamento de monitorização estão expostos a níveis bastante elevados de alguns poluentes», quando comparados com os valores recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência de Saúde Ocupacional.

«No que respeita ao monóxido de carbono, tivemos médias horárias na ordem dos 70 mil microgramas por metro cúbico e o valor recomendado pela OMS é de 30 mil. São valores muito acima», frisou.

Para a coordenadora do FUMEXP, a preocupação agora é «tentar perceber melhor o tipo de equipamento que os bombeiros usam», para no final do projecto serem deixadas sugestões práticas.

«Eles usam aquelas máscaras que supostamente os protegem. Agora vamos tentar ver o equipamento que está disponível no mercado e até que ponto é que protege ou não, porque acredito que retenha algumas das partículas, mas para os gases já não tenho tanta certeza», sustentou a investigadora.

«Vamos cruzar a informação que temos, sobre a localização dos bombeiros quando estão em combate, e a informação da própria equipa médica para ver os efeitos que o equipamento pode ter do ponto de vista de saúde, para depois avançarmos sugestões», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas