Já fez LIKE no TVI Notícias?

Europa vai diminuir emissões de gases

Ministros do Ambiente da União Europeia chegaram a acordo

Os ministros do Ambiente da União Europeia concordaram esta terça-feira em reduzir em 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa até 2020, com Portugal a prometer «empenho» e a defender uma repartição de esforços equitativa.

Os 27, reunidos em Bruxelas, subscreveram também o objectivo de levar o esforço ainda mais longe e comprometerem-se com uma redução de 30 por cento se houver um compromisso nesse sentido a nível internacional entre os restantes países industrializados do Mundo, vinculando-se ainda às meta de 20 por cento para energias renováveis e 10 por cento de biocombustíveis.

PUB

Recordando que o Conselho de Energia já tinha discutido e apoiado estas medidas no quadro da luta contra as alterações climáticas, propostas pela Comissão Europeia, e que serão discutidas pelos chefes de Estado e de Governo na «Cimeira da Primavera» (a 8 e 9 de Março), o ministro do Ambiente português, Francisco Nunes Correia, indicou que «o Conselho de Ambiente subscreve inteiramente esse objectivo e Portugal empenha-se nele».

O ministro explicou que «uma questão importante» que falta definir é «como é que os países europeus vão repartir entre si estes esforços» no sentido de a União Europeia no seu todo alcançar o compromisso global dos 20 por cento na redução de emissões, e indicou que «logo após o Conselho da Primavera a Comissão vai abrir esse dossier».

Nunes Correia perspectivou uma «discussão muito viva, muito participada e muito intensa» nos próximos meses sobre os critérios que serão tidos em conta para repartir entre os 27 os esforços na redução da emissões de gases com efeito de estufa (designadamente dióxido de carbono), defendendo que deve ser tida em conta a «especificidade nacional» de cada país.

O ministro adiantou que os critérios que estão desde já sobre a mesa são os das emissões «per capita», das emissões por unidade de PIB (Produto Interno Bruto), das emissões por sector da actividade económica e das emissões tendo em conta a estrutura económica de cada país.

«Pessoalmente penso que onde se encontra mais equidade é na análise de sector por sector», sustentou, estimando que os valores acabem por ser fixados a partir de uma ponderação com base em todos estes critérios.

PUB

Últimas