Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três mil polícias na cimeira de Lisboa

Espaço aéreo no Parque das Nações vai estar interdito

Três mil agentes da PSP foram mobilizados para garantir a segurança da Cimeira Informal de Lisboa, que decorre quinta e sexta-feira e obrigará à interdição do espaço aéreo no Parque das Nações, revelou hoje a polícia, noticia a Lusa.

Em conferência de imprensa, a PSP justificou hoje o elevado dispositivo com a Cimeira, mas também com a realização quinta-feira da concentração/manifestação organizada pela CGTP e que decorrerá na envolvente da Expo.

PUB

Para a Cimeira Informal de Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, está prevista a participação de delegações de 27 Estados Membros da União Europeia - formadas por chefes de Estado, de Governo e ministros, bem como dos presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.

De acordo com a PSP, as delegações de Espanha, Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Suécia e Polónia vão merecer uma atenção especial por terem sido considerados países de maior risco, no que concerne à segurança.

A PSP assegurou que foram estudados todos os cenários de terrorismo internacional com as delegações, sem no entanto adiantar «por questões de segurança» quais os cenários.

O plano de segurança para a Cimeira Informal de Lisboa contempla a coordenação operacional com a Marinha, atendendo ao local do encontro, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, que terá meios de socorro no local, e uma empresa de meios aéreos que disponibilizará três helicópteros.

PUB

Entre os meios especializados, a PSP vai montar um posto de comando aéreo, duas equipas técnicas formadas pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), sendo que uma será aerotransportada.

A Força Aérea vai interditar o espaço aéreo sobre a zona Feira Internacional de Lisboa (FIL) e Pavilhão Atlântico, onde se realiza a Cimeira.

A segurança das entidades vai ficar a cargo do Corpo de Segurança Pública, que disponibilizará 65 equipas de segurança pessoal e que contará com viaturas blindadas e outras, conduzidas por condutores da PSP e GNR com «formação em condução avançada».

A criação de itinerários seguros para a passagem das delegações e o local da cimeira, bem como as suas proximidades, serão também alvo da atenção da PSP, que garantirá também o policiamento permanente dos locais de alojamento das diversas entidades.

Atendendo à deslocação das delegações da Cimeira e à manifestação da CGTP, a PSP terá de condicionar o trânsito em vários locais da cidade de Lisboa, nomeadamente Marquês de Pombal, Amoreiras e Parque Expo.

PUB

Quinta-feira à tarde, entre as 16:00 e as 18:00 - hora de deslocação das delegações dos hotéis para a zona da Expo, a PSP vai condicionar o trânsito na Rotunda do Marquês de Pombal, zona envolvente ao Centro Comercial das Amoreiras, Rotunda das Pedreiras, Rotunda da Ford (Parque das Nações) e Alameda dos Oceanos entre a Rotunda da Ford e a Rotunda dos Vice-Reis.

Estes condicionamentos repetem-se sexta-feira desde as 7:00 até às 13:00, altura em que as várias delegações deixam o país.

A manifestação da CGTP, que deverá juntar 150 mil pessoas, obrigará a condicionamentos a partir das 13:00 de quinta-feira na Rua Marechal Gomes da Costa, Rua de Bissau, Rua Cidade de Bolama, Avenida Cidade de Luanda, Avenida de Berlim e Avenida D. João II e a todas as transversais a esta via.

PUB

Últimas