Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates envia carta aos líderes europeus

Onde apela a um acordo sobre o Tratado na cimeira informal de Lisboa

O primeiro-ministro, José Sócrates, escreveu esta terça-feira aos líderes europeus para apelar a um acordo sobre o Tratado da UE na cimeira informal de Lisboa, vincando que o sucesso conjunto da Europa depende do que for conseguido internamente, escreve a Lusa.

«O sucesso da Europa depende do que conseguirmos fazer em conjunto na frente interna e na frente externa», escreve Sócrates sobre a importância de um acordo político em torno do Tratado Reformador da UE na cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da UE na quinta e sexta-feira, em Lisboa.

PUB

Para o presidente em exercício da UE, «chegar a um acordo sobre o texto final do futuro tratado é o desafio» que lança a todos os parceiros europeus para a reunião de Lisboa.

«Este é um desafio fundamental para a Europa. Aprovar o texto do Tratado Reformador significa não apenas que a UE poderá concentrar os seus esforços nas questões que mais directamente afectam e preocupam os seus cidadãos, mas significa também que o poderá fazer de forma mais eficiente», sublinha.

Para Sócrates, uma resposta cabal às preocupações dos cidadãos «passa, sem dúvida, pelo reforço da aposta na agenda de modernização das economias e das sociedades europeias que constitui a Estratégia de Lisboa».

Na sua carta, José Sócrates faz também um breve balanço da actuação da presidência portuguesa da UE no processo político para a aprovação do Tratado Reformador.

«Desde o lançamento da Conferência Intergovernamental, no passado dia 23 de Julho, que a presidência portuguesa tem trabalhado com todos os Estados-membros na elaboração do texto final do futuro tratado. Seguimos com rigor os termos estabelecidos pelo mandato alcançado no último Conselho Europeu», refere.

De acordo com Sócrates, como resultado desse trabalho, a presidência portuguesa apresentou no passado dia 03 um texto que deixa os diversos Estados-membros «mais próximos do objectivo» de um acordo em torno do tratado.

PUB

Últimas