Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gás: Putin exortou à UE para pressionar Ucrânia

Relacionados

Na origem desta crise está um «impasse político»

O Primeiro-ministro russo Vladimir Putin exortou mais uma vez a União Europeia a pressionar a Ucrânia para resolver a crise do gás e permitir o seu trânsito bloqueado por Kiev.

«A Europa deve lançar um sinal claro e compreensível, não à Rússia, pedindo-nos para vender a nossa produção a baixos preços, mas à Ucrânia, para que se comporte de maneira civilizada», disse Vladimir Putin, numa entrevista à cadeia de televisão alemã ARD, citada pela Lusa.

PUB

Segundo o responsável, «a Ucrânia quer assemelhar-se a um país civilizado. Então não deve bloquear o trânsito para os Estados europeus, apesar do seu escaldante desejo de obter gás abaixo dos preços mundiais», acrescentou.

Putin atribui a origem desta crise do gás a «um impasse político entre clãs ucranianos, que lutam não pela democracia mas por ambição pessoal e para ter acesso aos fluxos financeiros que incluem o comércio do gás russo dentro e fora da Ucrânia».

Para sair desta situação, «devemos diversificar as capacidades de escoamento e de transporte. Devemos retirar a estes Estados, onde transita o gás, as suas ilusões», prosseguiu.

O Primeiro-ministro russo sugeriu «entrar com a Ucrânia numa fase de relações comerciais, que inclua a definição dos preços do mercado e o trânsito, como a Rússia fez com a Bielorrússia».

Uma outra possibilidade «será instaurar um consórcio internacional que alugaria gasodutos ucranianos e talvez participasse na sua privatização se a Ucrânia o desejasse», rematou.

PUB

Relacionados

Últimas