Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gouveia: na rua contra fecho de SAP

Mais de trezentas pessoas participaram numa vigília

Mais de trezentas pessoas, na sua maioria idosos, participaram esta quinta-feira em Gouveia numa vigília contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente e exigiram a abertura do novo centro de saúde, já concluído, escreve a Lusa.

Os participantes na vigília, convocada pela Comissão de Utentes do Concelho de Gouveia (CUCG), aprovaram hoje à noite uma moção dirigida ao Parlamento e ao Governo, em que defendem a manutenção do SAP e a transferência dos serviços do actual Centro de Saúde para as novas instalações já concluídas.

PUB

«Após a recolha de mais de quatro mil assinaturas, já entregues no Governo Civil da Guarda, sentimos uma grande necessidade de organizar a vigília«, disse à agência Lusa Maria Emília Manta, da comissão de utentes.

A comissão foi criada há um ano, «quando se começou a falar da possibilidade de encerramento de alguns SAP, e desde aí tem vindo a aumentar a adesão dos gouveenses ao movimento», referiu Emília Manta.

Presente na vigília, o presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Álvaro Amaro (PSD), disse que «a luta não é apenas pelo não encerramento do SAP, mas também pela rápida abertura das novas instalações do Centro de Saúde».

O autarca considerou «inacreditável que uma obra que custou três milhões de euros esteja encerrada».

Para o presidente da câmara, que acusa o governo de «tratar as pessoas como números», o encerramento do SAP local «implica que mais de mil gouveenses por ano fiquem sem consulta nocturna».

PUB

Últimas