Já fez LIKE no TVI Notícias?

Prevenir cancro do útero por 480 euros

Primeira vacina para a doença à venda em Portugal segunda-feira

A primeira vacina contra o cancro do colo do útero, doença que mata uma portuguesa por dia, estará segunda-feira à venda nas farmácias a um custo de 160 euros por cada uma das três doses necessárias, disse fonte laboratorial. Portugal e o 12º país onde vai ser disponibilizada.

Segundo noticia a Lusa, trata-se da primeira vacina que previne o cancro do colo do útero e outras doenças provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), nomeadamente os seus quatro tipos de vírus mais cancerígenos: 6, 11, 16 e 18.

PUB

Comercializada em Portugal pela Sanofi Pasteur MSD, a vacina garante um a protecção na ordem dos cem por cento quando administrada em três doses, no espaço de seis meses.

A vacina deve ser administrada a crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre os nove e os 15 anos, e a mulheres dos 16 aos 26 anos.

Com o nome comercial de Gardasil, este é um medicamento sujeito a receita médica ainda não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), embora o laboratório já tenha realizado o pedido, conforme disse à Lusa o director de comunicação da Sanofi Pasteur MSD, Luís Valente.

O cancro do colo do útero mata uma mulher a cada dois minutos - uma por dia em Portugal - e destrói a vida sexual, familiar e social das sobreviventes deste carcinoma.

Portugal tem a mais alta incidência da Europa deste cancro, cuja principal causa é o vírus HPV, registando 900 novos casos por ano e mais de 300 casos mortais.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Daniel Pereira da Silva, que é também o director do serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra classificou hoje como «um marco extremamente importante a comercialização da vacina.

PUB

«Ainda se morre em Portugal com cancro do colo do útero, mas acredito que, dentro de 20 anos, se a vacina for bem difundida, a situação se alterará completamente», afirmou.

Daniel Pereira da Silva não hesita, por isso, em considerar a venda desta vacina em Portugal como «uma revolução».

Esta vacina contra o HPV já está disponível na Áustria, Alemanha, Finlândia, Suíça, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Luxemburgo e França.

PUB

Últimas