Já fez LIKE no TVI Notícias?

Santa Sé anuncia que vai gastar mais com salários

Relacionados

Na Santa Sé 1.600 trabalhadores são leigos

O Vaticano vai gastar mais com os salários dos seus activos, após ter aprovado esta quinta-feira novas disposições que incluem «gratificações por mérito e o aumento das remunerações», anunciou a Santa Sé, citada pela Agência «Ecclesia».

Segundo a agência «Lusa», o anúncio desta «novidade» foi feito no final da reunião presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, que juntou esta quinta-feira de manhã os chefes de discatérios e os responsáveis pelo Estado do Vaticano.

PUB

As novas regras para a retribuição dos activos, enquadrado em dez categorias, incluem os referidos aumentos e a introdução da «classe de mérito» dentro de cada categoria, acrescenta a «Ecclesia».

«Com esta novidade, introduz-se no sistema retributivo do Vaticano um elemento de incentivo e de remuneração que leva em linha de conta factores como a dedicação ou o profissionalismo», refere o comunicado de imprensa da Santa Sé.

A nota oficial da Santa Sé reconhece que estas mudanças trazem vantagens às pessoas do Vaticano e representam «um agravamento para as administrações», salienta a «Ecclesia».

Nos dicastérios e organismos da Santa Sé «trabalham 2.704 pessoas, 1.600 das quais são leigos», conclui a agência noticiosa portuguesa.

PUB

Relacionados

Últimas