Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Pensões não deverão descer em 2010»

Relacionados

Ministro do Trabalho diz que situação é «excepcional», logo deve criar-se «intervenção excepcional» e até admite, timidamente, que pensões possam vir a subir

Vieira da Silva afastou esta quinta-feira a hipótese de uma descida nas pensões.

«As pensões não deverão descer em 2010. Para uma situação excepcional, deve criar-se uma intervenção excepcional», disse o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, que referiu que as estimativas apontam para uma inflação negativa em 2009, escreve a Lusa.

PUB

A actual fórmula de cálculo prevê que as pensões sigam a evolução dos preços, logo a situação seria de descida das pensões. Mas o ministro afasta a ideia e justifica: «há uma situação que cria um quadro novo, com risco de evolução negativa, o que faria com que as pensões não subissem».

Ainda assim explicou que «a fórmula só será aplicada em Outubro» e que, por isso, «ainda é cedo para saber qual é a inflação».

O ministro foi até mais à frente e admitiu a hipótese «das pensões poderem vir a subir», disse à margem da cerimónia de abertura da XI Conferência Ibero-Americana que decorreu esta quinta-feira em Lisboa.

PUB

Relacionados

Últimas