Já fez LIKE no TVI Notícias?

Burlão dizia ter «privilégios» com ASAE

Viseu: homem foi detido depois de tentar enganar um barbeiro

Um colaborador de uma empresa de consultadoria foi hoje apanhado em flagrante delito e detido ao tentar burlar um barbeiro de Viseu, a quem disse ter «relações privilegiadas» com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), noticia a Lusa.

Fonte da ASAE avançou à Agência Lusa que o homem, de 40 anos, trabalha a recibo verde numa empresa de consultadoria. O homem teria já contactado vários operadores das áreas da restauração, cabeleireiros e stands automóveis em Viseu e, depois de apresentar os serviços que a empresa presta, apresentava um «trunfo».

PUB

A mesma fonte contou que o homem «estabelecia uma boa conversa» e depois dizia: «fica aqui entre nós, mas tenho relações privilegiadas com a ASAE. Se fizer contrato connosco, pomos um autocolante aqui na sua porta e os inspectores quando o virem vão para outro lado que não tenha autocolante».

«Se tiverem mesmo que vir aqui, dão uma vista de olhos ligeirinha e não há problema nenhum», acrescentava o homem, segundo o relato da fonte da ASAE. A ASAE suspeita que alguns dos operadores se terão deixado enganar, ainda que admita que será difícil virem agora admiti-lo, «porque colaboraram num ilícito».

No entanto, um barbeiro «achou a conversa muito estranha» e contactou a ASAE. «Marcou com ele hoje de manhã para assinar contrato e foi apanhado em flagrante delito por dois inspectores da ASAE do Porto que estavam propositadamente no estabelecimento e lhe deram ordem de detenção», contou.

O suspeito esteve até à hora de almoço a ser ouvido pelo Ministério Público e pelo juiz do Tribunal de Viseu. O processo baixou à fase de inquérito, tendo o alegado burlão ficado sujeito a Termo de Identidade e Residência (TIR).

Este tipo de empresas de consultadoria começaram a proliferar com o aparecimento da ASAE, havendo «uma boas e outras menos boas», disse a mesma fonte da ASAE. No entanto, neste caso, a empresa poderá nem saber desta «estratégia» do seu colaborador para conseguir contratos.

PUB

Últimas