Cerca de 60 famílias da Herdade do Zambujal vão ter de percorrer um caminho alternativo com mais 12 quilómetros devido ao encerramento da antiga ponte ferroviária que constitui a principal ligação à Estrada Nacional 10, em Palmela, Setúbal, noticia a Lusa.
A antiga ponte ferroviária, desactivada nos anos 80, era desde então utilizada como principal acesso rodoviário à aldeia, para pessoas e viaturas, mas a falta de trabalhos de manutenção levou a uma degradação progressiva que obrigou ao encerramento daquela infra-estrutura, por razões de segurança, no passado mês de Março.
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A Câmara de Palmela já tinha colocado sinalização vertical a proibir o trânsito na ponte há cerca de um ano, mas as placas eram constantemente retiradas e ignoradas pelos automobilistas, incluindo condutores de veículos pesados, uma vez que o caminho alternativo, obriga a um percurso adicional de mais 12 quilómetros numa estrada de terra batida.
«Precisamos daquela ponte como de pão para a boca»
«Quando tenho de sair sou obrigada a percorrer umas centenas de metros e atravessar a ponte a pé, com a ajuda do meu marido, porque as minhas filhas têm de deixar o carro no outro lado da ponte», disse Cesarina Mendes, de 76 anos.
«Precisamos daquela ponte como de pão para a boca», corroborou o marido, Acácio Brás, que ainda acredita na possibilidade de um acordo entre o dono da Herdade, a autarquia e a REFER - Rede Ferroviária Nacional.
No entanto, a expectativa dos moradores da Herdade do Zambujal não deverá ser correspondida pela Refer, proprietária da antiga ponte ferroviária, nem pela Câmara de Palmela.
A Refer reconhece que se estabeleceu uma «situação de conforto» com a utilização da antiga ponte ferroviária, mas adianta que só não procedeu à demolição da ponte quando foi desactivada «devido ao interesse manifestado por várias entidades, designadamente pela Herdade do Zambujal e pela Câmara de Palmela».
Contudo, a refere diz que não chegou a haver acordo entre as partes, pelo decidiu proceder à demolição da ponte, «no decorrer de 2007».
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